top of page
3.png

ESPECIAL TUCUNARÉ

Aqui você vai encontrar uma seleção de DICAS e SUGESTÕES para ajudar você em sua próxima pescaria.

Vai para Amazônia, esteja preparado

Toda viagem de pesca precisa ser planejada com antecedência. O pescador precisa se informar e organizar a viagem com detalhes.

 

Quando a viagem é para lugares mais remotos, é importante fazer uma lista para que os imprevistos sejam minimizados.

 

O pescador deve conversar com a organização da operação de pesca, pedir a lista de itens relevantes, o que não pode faltar.

 

O pescador também deve estar atento às condições ligadas à saúde, segurança, bem-estar, higiene, legislação, cronogramas, deslocamento, etc.

 

É importante também conversar com outros pescadores que fizeram a mesma viagem, para o mesmo local, na mesma época. O que funcionou, o que não funcionou, o que teve que ser improvisado, etc. Isso serve também para a Operação de Pesca, ela é confiável, é segura, os guias são experientes e profissionais, etc.​

​

Enfim, viagens como essa acontecem poucas vezes e precisam ser planejadas com meses de antecedência. Então, capriche no estudo e na organização.

​

Estando tudo certo, você só terá que se preocupar em fisgar seus Troféus e pousar para as fotos!

Repiquete é o nome dado a um fenomeno natural onde rios e lagos recebem muita água vinda de chuvas intensas nas cabeceiras dos rios. É uma cheia repentina. Esse fenomeno altera, de forma ainda não totalmente compreendida, o comportamento do Tucunaré, que se dispersa pelas matas e para de atacar as iscas, ou ataca muito menos.

 

Lawrence Ikeda comenta que para driblar dificuldades decorrentes de um repiquete, ele tenta iscas mais barulhentas até iscas mais silenciosas. Reportagem completa na FishTV. Já Eduardo Monteiro, também apresentador da FishTV, prefere iscas mais silenciosas que passam na “cara” do Tucunaré.

 

O fato é que quando acontece um repiquete, as condições de pesca mudam, o peixe muda seu comportamento e muitas vezes ele se muda para outras áreas agora alagadas. Muitas vezes essas áreas ficam inacessíveis para nós pescadores, principalmente de Fly. 

O que é REPIQUETE e o que fazer para pescar nessa condição?
O que o pescador deveria levar para uma pescaria?

- Medicamentos de uso rotineiro e de primeiros socorros

- Itens de higiene pessoal e para lavar roupas

- Antialégico para picadas de insetos

- Anestésico simples (xilocaína)

- Alicate (forte) para cortar garateias

- Capa de chuva

- Isqueiro ou fósforo

- Oculos de Sol polarizado

- Protetor solar e labial

- Repelente para insetos, inclusive para ser aplicado em tecidos

- Calçado adequado para a situação de pesca e caminhada

- Roupas adequadas para a ocasião e na quantidade necessária, incluindo calça, camisa, mascara e boné. Dê preferência para camisas ou camisetas de mangas longas. Atualmente os tecidos tem secagem rápida e com proteção UV. Lembre de ter peças adequadas caso a temperatura caia.

- Luvas ou dedeiras

- Água e Comida

- Licença de pesca

- Itens de tecnologia - Celular ou Câmera, cartões de memória e discos para baixar filmes e fotos do cartão de memória, baterias, fios e carregadores, extensão para conectar vários aparelhos simultaneamente, etc.

- Fique atento ao peso limite dos vôos, pois sua bagagem deverá pesar até o limite máximo do menor limite dos vôos que você tiver que pegar. Um pequeno avião poderá ter limite de até 15kg, embora o voo regional aceite 23kg, você não poderá levar o peso excedente. 

Respeite seu guia, ouça suas recomendações. Ele provavelmente tem muita experiência com o ambiente e sabe o que funciona e o que não funciona.

​

Fique SEMPRE atento com a movimentação das pessoas a bordo. Antes de arremessar, tenha certeza que seu arremesso não vai causar dano às pessoas, como uma isca fisgada no corpo de alguém. Use boné e óculos, eles reduzem o riscos mais grave de ferimentos na região do rosto.

​

Se for caminhar na água, fique atento às arraias, jacarés e outros animais que podem causar um acidente indesejado.

​

Cuidado ao manipular o peixe fisgado, pois, apesar de raro com iscas de Fly, ao se debater o anzol poderá fisgar o pescador.

 

Mantenha-se hidratado.​

Considerando a segurança, o que o pescador (ou dupla) deveria fazer?
Fishing Day - Imagens Portraid.jpg
Sugestões para maximizar o sucesso do dia de pesca do tucunaré?

Conhecer as espécies de tucunarés do local.

Escolher o equipamento adequado para os peixes e condições locais de pesca

​

Combinar com o guia quais são os locais na região onde existe maior probabilidade de encontrar o peixe.

​

Testar como está o comportamento do peixe no local. Está ativo, atacando na superfície ou mais fundo na coluna d’agua?

​

Escolher as moscas, os tipos de linha e, se estiver em dupla, uma boa ideia é trabalhar na superfície e abaixo dela simultaneamente. 

O Tucunaré Azul - Cichla piquiti, é uma das espécies implantadas em Três Marias, reservatório formado pelas águas do Rio São Francisco em MG. 

 

Paulo Vorcaro criou a operação Fly Fishing Experience e em 2020 com a parceria com Gerson Kavamoto desenvolveram estratégias para pesca no visual nas margens da represa.

​

Segundo Vorcaro, para ter sucesso o pescador deve:

  1. Fazer abordagem furtiva, silenciosa;

  2. Use roupas de cores neutras e confortáveis, principalmente por conta do sol e calor.

  3. Colocar o sol nas costas dos pescadores. A luz do sol precisa iluminar as margens sem ofuscar a visão do pescador. Com essa abordagem, a visão do peixe fica ofuscada pelo sol, ampliando as vantagens do pescador.

  4. Uma vez localizado, muita calma, abaixe a adrenalina. O Tucunaré Azul é um peixe seguro da sua posição e não se assusta facilmente.

  5. O guia ajusta a posição do barco e o pescador deve panejar seus arremessos. 

  6. A mosca deve passar a posição do peixe de modo que ao descer ela se posicione na visão do peixe. 

  7. Nunca passe a linha de fly por cima do peixe, isso vai assustá-lo.

  8. Insista, muitas vezes o pescador vai fazer 5, 10 arremessos até que o peixe se interesse atacar a mosca.

  9. No visual o pescador vai ver se o peixe se interessou. Nessa hora - CALMA - o pescador deverá decidir se é hora de parar o trabalho ou de acelerar. A junção dessa estratégia, ora uma ora outra é que vai maximizar o êxito.

  10. Uma vez que o peixe ataque sua mosca, FISGUE COM A LINHA E MANTENHA A PONTA DA VARA PARA BAIXO. Normalmente o Tucunaré ataca, abocanha e vira, é nessa hora que a fisgada cravará o anzol na boca dele. Assim que ele estiver fisgado, o pescador pode trabalhar o peixe com a vara.​

Qual a estratégia a ser adotada para pescar o Tucunaré no visual?
Tucunaré - Imagens Portraid.jpg
Posso pescar o Tucunaré quando estiver em período de reprodução?

ESSE ASSUNTO É POLÊMICO

​

Nas margens encontramos casais que podem estar em diversos estágios da reprodução: Preparando o local do ninho, cuidando do ninho e cuidando das larvas ou alevinos. Isso acontece em qualquer lugar, é o comportamento do próprio Tucunaré.

​

Tanto o ninho como os filhotes são bem visíveis.

 

É sabido que quando os tucunarés estão cuidando do ninho ou dos alevinos (conhecido como filhoteira ou chuveirinho), o comportamento do casal fica muito agressivo. A prole depende da defesa do casal, pois as ameaças nadam em cardume à espreita de uma oportunidade. Um ninho pode ser devastado em pouquíssimos minutos.

​

Não existe comprovação científica de que só um dos peixes dá conta.

 

Considerando a teoria da evolução de Darwin, o Tucunaré desenvolveu esse comportamento do CASAL cuidar junto da sua prole. Eu acredito que 1 só peixe não dá conta, porém, é só minha opinião.

​

O pescador deve tomar decisão se quer ou não pescar os peixes que estiverem nessa situação. Nós ganhamos o poder de raciocinar e tomar decisões.

 

Cada decisão gera uma consequência. Não jogar nossa isca tem como consequência a preservação desse ninho, porém, o pescador não fisga esse peixe. É uma questão individual. 

Varas​

Bruno Repiso recomenda: números #8 até #10.

A vara #10 recomendo para moscas de superfícies, como grandes poppers.

Vara #8 ou #9 para Streamers.​

​

Linhas

Linhas tropicais - precisam aguentar o calor da região.

Se possível, leve sobressalentes

Linhas Intermediate ou sinking para os Streamers

Linhas Flutuantes para as moscas de superfícies e sub-superfícies.

​

Carretilhas

Compatíveis com o tamanho das varas

Large Arbor

Não precisa ser selada

​

Leader + Tippet - Sendo muito simplista

Para Linhas intermediate ou sinking - 1,5m entre 40lb a 60lb

Para linhas Floating - 1,5m entre 70lb a 90lb

O pescador poderia considerar colocar um pedaço de linha que funcione como fusível. Esse pedaço de linha vai proteger seu equipamento na hora de possíveis enroscos.

​​

Acessórios​

Cortador de linha

Linha para Leader e Tippet

Alicate para retirar anzóis e para cortar anzóis

Eu gosto quando o guia embarque os peixes com passaguá. Ou alicate para imobilização do peixe (escolha os que causam menor trauma nos peixes)

Canetas de tinta permanente

Cola Ciano Acrilato

Carretilha - Imagens Portraid.jpg
Para grandes tucunarés Amazônicos, quais equipamentos de Fly o pescador deve considerar levar incluindo sugestão para Leader e Tippet?
Carretilha - Imagens Portraid.jpg
E para tucunarés menores ou de outras regiões?

Vou usar como referência o Cichla piquiti - tucunaré azul que chega até uns 6kg. 


Use os mesmos conceitos das sugestões acima, porém diminua o tamanho e potência de todas as partes do seu equipamento para que estejam equilibrados com o tamanho do peixe que você vai encontrar no local da sua pescaria.


Nessas condições você pode montar seu equipamento a partir do #5 e pode tranquilamente pescar até com um #8

Cores mais usadas​

Inteira branca
Branca com brilhos brancos ou perolados
Branca com amarelo
Branca com verde limão
Branca com cauda vermelha
Branco com Laranja
Verde limão com amarelo
Verde Limão com Laranja

​

Anzóis com ou sem proteção

Só faz sentido falarmos de proteção para os anzóis se você estiver pescando em condições onde existe obstáculos para enroscar sua mosca.

​

Esses obstáculos incluem vegetação, galhos, pedras. Se você vai pescar nessas condições, é importante ter em sua caixa de pesca moscas que ou tenham sido atadas com protetores anti-enrosco ou que o design da mosca faça esse trabalho, por exemplo, virar a fisga do anzol para cima.

 

 

Tamanho da mosca

Outro ponto importante está relacionado ao tamanho da mosca que deve ser compatível com o tamanho do peixe a ser pescado. PORÉM, essa é uma regra cheia de condições.

 

O que eu quero dizer é que não se pode definir que se deve usar mosca grande para pescar peixe grande. Muitas vezes ele está comendo os forrageiros pequenos. Lembre de observar a natureza ao seu redor.

 

Lembro que o Gerson Kawamoto me deu uma mosca a Jumelão, que media 8cm, atada em anzol Circle Hook #6/0 e eu peguei um grande tucunaré-azul com ela. Lembre de considerar o local, o ambiente e suas percepções.
Sugestões (apenas sugestões):


Iscas grandes - Anzois acima de #3/0 e +15cm comprimento
Iscas médias - Anzóis entre #2/0 e #3/0 entre 12cm e 15cm de comprimento
Iscas pequenas - Anzóis abaixo de #2/0 e menores de 12cm de comprimento.

​

Moscas - Imagens Portraid.jpg
Sugestões sobre moscas
bottom of page